Como
fazer uma festa infantil
passo
a passo.
|
A)
Organização
B)
Tema da Festa
C)
Lista de convidados e convites
D) Local, data e horário
E)
Cálculo de comida e bebida
F)
Lembrancinhas
G)
Animação, brinquedos e brincadeiras
h)
Equipe de trabalho
I)
Som e Trilha Sonora
J)
Fotos, vídeos, filmagens e telões
L)
Roupa da aniversariante
M)
Roteiro da festa
|
A
Equipe Disamefe Eventos reuniu seus colaboradores, pesquisou e
formulou este mini-manual com 12 dicas de como organizar uma festa
infantil
.
|
A)
A Organização
A
organização deve começar com o máximo de antecedência
possível, para que seja possivel sem atribulações, solicitar e
comparar cotações de preços dos serviços desejados.
Faça
uma lista com tudo o que voce e seu filho(a) gostaria que tivesse
na festa, faça uma avaliação de qual é sua disponibilidade
financeira, quais são as datas preferenciais e locais possiveis
para realização da festa.
Se
for organizar a festa pessoalmente, avalie quem poderá lhe ajudar
e crie um sistema para que no dia do evento voce não fique
totalmente comprometida com a festa, e deixe de dar atenção aos
convidados e pricipalmente ao seu filho(a).
Se
quiser contratar um organizador avalie suas referencias, tente
entrar em contato com pessoas que o contrataram e avalie fotos e
informações disponiveis na internet. Nesse caso voce deve apenas
atuar como obvervadora e consultora.
|
||||||||||||
B)
A Escolha do Tema da festa
É
fundamental que a escolha do Tema da festa seja feita antes de
qualquer outra coisa, pois os passos seguintes depederam desse. Os
fatores que deterninam a escolha do tema dependem principalmente
do gosto da criança, do sexo e da idade, caso a criança tenha
menos de dois anos,é importante observar seus gostos e fazer a
escolha por ela.
IMPORTANTE:
Antes de conversar com a criança sobre o tema, faça uma
avaliação dos tema disponiveis no mercado e faça a criança
escolher entre eles, pois isso evitará frustações caso o tema
escolhido não esteja disponivel.
Temas mais escolhidos em festinha de aniversário feminino:
Temas mais escolhidos em festinha de aniversário Masculino:
|
||||||||||||
C)Lista de
convidados e convites
Com
ela você saberá qual o tamanho da festa e quanto espaço vai
precisar.
Após
ter feito a lista considere que aproximadamente 15% das pessoas
deixarão de vir.
Faça
uma lista com 3 colunas:
adultos,
crianças acima de 3 anos e abaixo de 3 anos essa separação é
muito útil para os cálculos de bebidas, alimentos,
lembrancinhas, tipo de brinquedos e brincadeiras,e etc, além
disso caso a festa seja em Buffet existe uma economia,pois,
geralmente os buffet não cobram das crianças com menos de 3
anos.
A
escolha do modelo de convite é muito importante, deve ser bonito
e trazer todos os dados da festa com referencia quanto ao tema, e
principalmente deve fazer com que o convidado deseje de vir a
festa.
Se
desejar pode confecciona-los voce mesma, se não pode mandar
fazer fora, contudo em qualquer dos casos crie maneiras para que
o aniversáriante e irmãos participem ou da criação ou escolha
dos modelo, e posteriormente da entrega dos convites.
Distribua
com 10 a 15 dias de antecedência, se tiver e-mail de seus
convidados ou mesmo telefones, não custa nada dar uma
lembrandinha dias antes.
|
||||||||||||
D) Local, data e horário
Na escolha da data
do evento e o horário, leve em concideração os itens
abaixo:
Idade dos
convidados – Pessoas de idade e crianças não toleram
eventos após as 22hs.
Localização
dos convidados -
Se os convidados moram em outro bairro ou mesmo cidade, convém
marcar o evento para um horario de encerramento que possibilite
que os mesmo cheguem sedo em casa.
Diponibilidade
de horario dos espaços: Busque
horarios e datas alteranativos,pois, os preços podem ser bem
menores.
Festa
de Fim-De-Semana -
As festas de fim-de-semana geralmente têm um maior número de
pessoas, pois quando a criança convidada tem irmãos, os mesmos
provavelmente virão já que o pai ou mãe ou ambos irão trazer
os seus filhos.
Festas
Durante a Semana – Nestas
festas geralmente o numero de convidos se manten,pois, os outros
menbros da familia,também tem compromissos.
Lembrete:
Em festas realizadas durante a semana ou feriados prolongados o
número de convidados que comparecem é menor.
Com
relação ao local
:
Se sua lista
de convidados for grande é bom pensar em um local próprio para
festa como salão de festa ou Buffet, se for pequena só para os
mais íntimos é melhor fazer em casa, mas não esqueça os
convidados vão embora, a bagunça fica para ser arrumada.
O
local deverá ser adequado ao numero de convidados; deverá ter um
valor de locação compatível com o mercado; Segurança;
Banheiros apropriados; Local para montagem de (Fraldário);
Acessibilidade para deficientes;Localização de fácil acesso
para ônibus e automóveis.
Em
casa : Voce
terá um evento menos formal,mais familiar e mais barato, contudo
e necessário verificar a comodidade dos convidados, a
disponibilidade de mesas e cadeiras, espaço, etc...,também é
importante verificar as possibilidades de estacionamento na rua de
sua casa para não criar desconforto aos convidados, e ou
problemas com os vizinhos.
Lembre-se:
quanto mais espaço disponível, melhor será o clima da festa. Se
a comemoração for ao ar livre, é sempre melhor prever chuva e
deixar preparada cobertura ou local alternativo.
No
salão de festa do condominio : Em
primeiro lugar verifique se as datas disponiveis são compativeis
com suas necessidades, um vez que estes espaços constumam ser
muito concoridos. Verifique as condições gerais do salão e
regras de funcionamento, bem como sistema de agua e energia,
quantidade e condição das cadeiras e mesas disponiveis (caso
existam), e pricipalmente elementos da cozinha que seram
utilizados no dia do evento.
Outro
fator importante e a disponibilidade de estacionamento,pois, a
maioria dos condominios tem problemas nesse sentido, verifique as
alternativas (estacionamentos proximos, ruas laterais,etc.)
No
Buffet: Se
você deseja fazer a festa num buffet infantil, é importante
definir o local com pelo menos 3 meses de antecedência. Antes de
escolher o local, visite o mesmo e verifique se o mesmo tem
condições para receber as crianças convidadas.
Além
da estrutura do local, é interessante que o mesmo esteja
localizado num local de fácil acesso, de preferência próximo da
escola ou região onde predominam os convidados.
Festa
dentro da Escola - As
festas realizadas no interior da escola são as mais
económicas,pois, o número de convidados se restringe as crianças
sem a presença dos pais, ou irmãos.., e é recomendada para
crianças acima de 5 anos. Pode substituir o almoço ou recreio.
É
necessário saber da escola o que é permitido pelo regulamento da
mesma, essas festas tem pequena duração, horario do almoço
geralmente e tem como base lanches, bolo, docinhos, refrigerantes
ou sucos e pelo menos uma barraquinha (algodão doce por exemplo)
BUFFETS
EM DOMICILIO E BARRAQUINHAS
costumam ter um preços mais reduzidos, e se a idéia é fazer em
sua casa ou no salão do prédio, é o ideal contratar este
serviço
|
||||||||||||
E)-Calculo de
comida e bebida
Inicialmente
devemos considerar que a quantidade de comida e bebida irá variar
em função do horário da festa e da lista de convidados. Se
a festa acontecer durante a semana, é provável que o número de
adultos seja menor,ao contrario dos finais de semana onde este
numero deverá ser maior. Lembre-se
sempre de comprar refrigerantes diet para pessoas que não possam
consumir açúcar e suco para aquelas que não bebem refrigerante.
Nunca se
esqueça de disponibilizar água, principalmente após servir os
docinhos e o bolo.
Devem
ser usados de 4 a 6 tipos de salgadinhos tamanho festa no máximo.
Devem
ser usados de 3 a 4 tipos de doces no máximo.
Devem
ser usados 3 tipos de bebidas (2 refrigerantes e água)
ATENÇÃO:
Normalmente, bebidas alcoólicas não são
servidas em festa infantil, mas caso você queira servir
cerveja para os adultos, a quantidade é de 3 copos (200 ml) por
pessoa.
Devem
ser calculados 100 gramas de bolo por convidado.
Devem
ser calculados 3 copos por pessoa ou para cada 2 litros de
refrigerante 12 copos de 200 ml.
Devem
ser calculados 5 a 10 guardanapos de papel (grande) por
pessoa ou 10 a 15 guardanapos de papel (pequeno) por pessoa
ou ainda para 500 salgadinhos use 10 pacotes de 50 unidades.
Devem
ser calculados para talheres e pratos, 20% a mais do que o
número de convidados, para cada momento: entrada, refeição e
sobremesas.
Opções
em Barraquinhas:
Produtos feitos na hora, São mais confiáveis.
|
||||||||||||
F)
Lembrancinhas
As
lembrancinhas hoje são elemento indispensável nas festas
infantis,todos esperam levar algo para casa.
Sucesso
garantido entre as crianças, são as caixinhas ou sacolinhas
surpresa, preenchidas com um brinquedinho, doces, balas,
chocolates, etc..., e sucesso!
É
também fácil de encontrar e encomendar um numero infinito de de
lembrancinhas de todo tipo e modelos, abaixo algumas dicas:
Dica
Legal: acrescente 12% a mais de lembrancinhas na compra, para o
caso de convidados inesperados.
|
||||||||||||
G)
Animação, brinquedos e brincadeiras
A
Animação pode ser contratada,
existem varias opções no mercado. A pintura de rosto, salão de
belesa, e monitores recreadores são os mais comuns, porém existe
também palhaços, mágicos, cartunistas, tatuadores, e shows com
caes, teatrinho ao vivo, fantoches. Etc...
Os
Brinquedos devem ser contratados de
acordo com a idade dos convidados;
Obs:
esses brinquedos exigem que o local tenha monitores de olhos bem
abertos para que ninguém saia machucado enquanto se diverte.
Obs.:
A Partir dos 5 anos também é possível pensar em acrescentar
eletrônicos, sem dispensar os outros.
As
Brincadeiras devem ser
previamente estipuladas de acordo com os critérios dos pais,
mesmo que sejam realizadas por monitores,é importante observar a
reação das crianças a cada brincadeira se for interessante
pode-se até repetir a brincadeira ou prorroga-la, outro fator
importante é a inclusão, o monitor deve tentar reunir o maior
numero de crianças possível. Abaixo algumas dicas:
Dança
da cadeira
Este jogo exige algumas coisas – cadeiras e músicas. A música é tocada enquanto as crianças vão em um círculo em torno de um número de cadeiras. Assim que a música cessa, elas têm de se sentar nas cadeiras disponíveis (deve haver sempre uma cadeira a menos para quantidade de crianças participando). Quem acaba sem uma cadeira sai da brincadeira. Para cada rodada, uma outra cadeira é removida e o jogo continua até que haja apenas uma criança sentada na última cadeira.
Batata
quente
Este é mais um jogo que envolve música. Basta fazer as crianças sentarem em circulo e fazer passar na roda uma batata (pode ser algum outro objeto) enquanto a música toca. Assim que a música cessa, quem está preso segurando a batata está fora.
Estátua
Podem
brincar quantas crianças quiserem. Escolha uma pessoa para
comandar a brincadeira. Coloca-se uma música e as pessoas ficam
dançando. A pessoa que está no comando deverá parar a música
quando quiser e deve ficar fazendo brincadeiras, para conseguir
fazer com que alguém se mexa ou sorria. Quem se mexer perde e
deverá ser o próximo a comandar.
Estouro
de Balão
As
crianças se divertem com o estouro de balões! Os participantes
recebem um balão atado no tornozelo. Cada um deverá cuidar do
seu e ao mesmo tempo tentar estourar o balão do outro com o pé.
Será vitorioso aquele que conseguir estourar os balões do
adversário e permanecer com o seu inteiro.
Caça
ao tesouro
Dentro
de uma área pré-definida espalhe as pistas anotadas em um papel,
sendo que cada pista traga uma informação que leve a outra
pista, sendo que a última levará ao tesouro. Os jogadores
recebem uma pista inicial para começar a caçada. Adapte as
pistas de acordo com a idade dos participantes, com jogadores mais
jovens faça pistas mais óbvias já para os mais experientes
aumente a dificuldade. A
graça do jogo está justamente nas pistas que podem trazer
charadas, enigmas, anagramas, cruzadinhas, caça-palavras, frases
incompletas. Lembrando que a solução sempre levará à outra
pista.
Mãe
da rua
Escolha
um dos participantes para ser a mãe da rua. Com um giz, desenhe
duas riscas paralelas com uma distância de cerca de dois metros
entre elas. O lado de dentro das riscas será a rua e o lado de
fora, as calçadas. Cada time ficará em uma das calçadas.
O objetivo é atravessar para o outro lado sem ser apanhado pela mãe da rua. Vence a equipe que ficar com maior número de jogadores. Você pode criar dificuldades para os jogadores atravessarem a rua, como atravessar pulando em um pé só.
O
Mestre mandou
Um
dos participantes é encarregado de ser o mestre e ficará a
frente dos outros jogadores. Ele dará as ordens e todos os
seguidores deverão cumpri-las desde que sejam precedidas das
palavras de ordem: “O mestre mandou” ou “Macaco Simão
mandou”.
As ordens que não começarem com essas palavras não devem ser obedecidas. Por isso, esse é um jogo que exige bastante atenção, uma vez que será eliminado aquele que não cumprir as ordens ou cumprir as ordens sem as palavras de comando. A diversão está na dificuldade das tarefas dadas pelo chefe, que pode pedir, por exemplo, que os seguidores tragam objetos de determinada cor ou façam uma sequência de atividades de uma vez só, como: “O mestre mandou... pular de um pé só mostrando a língua, girando e batendo palma!” |
||||||||||||
h)Equipe
de trabalho
Numa
festa de 50 até 90 pessoas, 3 pessoas constumam dar conta do
recado,acima de 100 pessoas até 150 pessoas, o ideal é ter de 4
a 5 pessoas para servir e organizar a cozinha.
|
||||||||||||
I)Som
e Trilha Sonora
Este
item é fundamental, muitas organizações deixam este item de
lado, gastam muito com outros itens, e pouco com o som. contudo o
som é um dos principais instrumentos para o sucesso de um
evento.Ele ajuda muito a organização e desenvolvimento e no
ritmo do evento.
Recomenda-se
músicas suaves, para que as crianças possam brincar com
tranquilidade e os adultos consigam conversar. Boas pedidas são
canções do Balão Mágico, Palavra Cantada e Saltimbancos entre
outras. A partir dos sete anos, as músicas já podem ser mais
animadas e as crianças começam a curtir brincadeiras envolvendo
canções, como as citadas no item brincadeiras, se houver dois
ambientes, um fica para os adultos e o outro para as crianças.
|
||||||||||||
J)
Fotos, vídeos, filmagens e telões
Faça
no mínimo três orçamentos em Foto e Filmagem. Se decidir por
exibir vídeos em um telão verifique se o local da festa possui
infraestrutura e instalações adequadas, caso contrario é
possivel locar ou até negociar como a equipe de filmagem, isso
pode gerar uma boa economia.
Fazer
a retrospectiva historica e fotografica em forma de video, é
muito legal e cria um clima de emoção e volta ao passado.
|
||||||||||||
L)Roupa
da aniversariante
Tem
que ser confortável, para que ela possa também se divertir sem
ficar incomodada, ter duas opções pelo menos, uma para ele
brincar, outra para as fotos e o parabéns.
Para
que a criança se sinta parte da festa, sua roupa deve estar de
acordo com o tema da festa, geralmente uma fantasia, e a roupa
para brincar pode ser uma fantasia mais barata, ou nas cores do
evento.
O
objetivo central do evento e a felicidade da criança,por isso a
roupa pode ser uma brincadeira a parte.
|
||||||||||||
M)
Roteiro da festa
O
roteiro de qualquer festa é muito importante, numa festa
infantil não é diferente,é
de suma importância para o sucesso do evento, por isso deve ser
bem elaborado para que tudo seja feito na ordem certa e uma
“atração” não sobreponha a outra, fazendoque todos
aproveitem ao máximo.
O
roteiro
pode
ser dividido em partes, de acordo com as horas que irão durar a
festinha.
A
Questão horário é muito importante pois, os Buffets ou espaços
alugados estipulam um número determinado de horas para cada
evento. Outros locais, como alguns salões de festas de
condomínios tem a hora do silêncio, e a partir de determinada
hora a festinha já tem que ter acabado, sem contar com os
profissionais que precisam saber que hora irão se apresentar,
pois podem ter outros serviços no mesmo dia. Converse com todos
os envolvidos para que não aconteçam eventualidades, e pergunte
a cada animador quanto dura o show para poder colocar no seu
roteiro de modo que não fique um vazio na festinha.
Normalmente
uma festa
de aniversário de criança
dura cerca de 4 horas, então anote tudo que irá acontecer na
festinha, todas as “atrações” como animações, teatro,
mágicos, palhaços, aparição de personagens e é claro
parabéns, e divida pelas horas, mas lembrando que nem todos os
convidados chegam no horário marcado, com exceção das
festinhas feitas na escola para as crianças.
Veja
um exemplo de como
fazer o roteiro de festa de aniversário que
esteja marcado para iniciar as 17 horas:
|
OLA?OBRIGADO PELAS DICAS ESTOU A POUCO TEMPO TRABALHANDO COM FESTAS SEI FAZER DECORAçOES COMIDAS TUDO QUE UMA FESTA PRECISA MAIS NAO SEI DAR PREçO E FICO MUITO PERDIDA?NAO SEI QUEL CURSO DEVO FAZER PARA PASSAR MAIS SEGURANçA AO CLIENTE E ATé PARA EU NAO TOMAR TANTO PREJUIZO;SE TIVER ALGUMA DICA MEU EMAIL é GLEICE.FESTAS@HOTMAIL.COM OBRIGADA E QUE DEUS TE ABENçOE
ResponderExcluirOlá Gleice! A Equipe Disamefe está sempre pronta para ajudar, ficamos felizes em saber que nossas dicas foram uteis.
ExcluirAMEI ESSE SITE, ESTAO DE PARABENS!!!!!!!!!!!!!
ResponderExcluirCONTINUEM POSTANDO DICAS.
ADOREI MESMO, MUITO SUCESSO A VOCES!!!
Andreza, muito obrigado pelas palavras carinhosas, é isso e somente isso que nos motiva a continuar. Se puder diga sobre quais assuntos gostaria que falássemos.
ExcluirOlá!
ResponderExcluirGostei muito das dicas para organização de festas
estão de parabéns!
A Equipe Disamefe agradece e está editando novos temas que em breve serão publicados,um abraço Diniz
Excluiramei essas dicas! vou usá-las na festa da Sofia.
Excluirobrigada.
Adorei as dicas de festa , estou concluindo um curso de técnico em eventos. Pretendo trabalhar na área, suas dicas acrescentou muito para um futuro empreendedor a seguir. Valeu
ResponderExcluirA Equipe está sempre a disposição, qualquer duvida sobre qualquer assunto referente a eventos, pode dispor através do nossos email. um forte abraço. Diniz
ExcluirAdorei todas as dicas
ResponderExcluirgostaria saber dicas de festa a fantasia idade 40 anos sera a noite para 70 adulto,quero servi salgado,não tenho ideia da decoração e nem das lembrancinhas,
Abraço
Fatima
Olá, Fatima obrigado pelos elogios, Com relação a decoração e as lembrancinhas, elas poderiam refletir algo que é comum a todos os participantes da festa, por exemplo vcs. são a geração cara pintada e esse pode ser o tema, outro qualquer que diga algo aos convidados.
ExcluirAmei o contéudo que você postou.A Equipe Disamefe está de parábens.Vou absorver algumas dicas .elainne santos amontada ce
ResponderExcluirObrigado! Elainne, estamos a disposição.
ExcluirOi, fiquei muito surpresa de conseguir achar um blog com tantos detalhes e informações úteis para quem gosta, quer ou precisa dar uma festa mas não sabe como ou por onde começar.
ResponderExcluirParabéns, virei fã, continuem assim.
Obrigado, se precisar d mais alguma informação nos envie um email.
ExcluirAmeiiiiiiii
ResponderExcluiradorei essas dicas
estou começando
agora no mundo das decorações
essas dicas servira para ajudar minhas clientes
Parabéns bj
Legal, seja bem vinda, se precisar de alguma dica especifica, entre em contato pelo email. e teremos o maior prazer em ajuda-la.
Excluiroi eu adorei mas o meu filho fara um aninho e o tema da festa sera do nemo posso coloca-lo de marinheiro ou nao
ResponderExcluirClaro que pode tem tudo haver com o tema! E não se esqueça! Mais que uma festa de aniversário, o evento primeiro aniversário é o final de um ciclo que começou com o desejo de ter um filho, passou pela gestação, pelo parto, etc..., Então curta bastante esse momento. e Parabéns.
ExcluirParabéns, muito esclarecedor...Pra mim só resta uma dúvida, Vou fazer uma festa infantil e meu esposo acha bom servimos cerveja pra quem beba, porém não quero mudar o cardapio! Salgadinhos e pão com carne loka...Será que dá certo?
ResponderExcluirNão tem problema nenhum, casa bem, só mantenha as cervejas longe dos olhos da criançada. Boa Festa!
ExcluirAchei importante as perguntas dos colegas. Também faço decoração de aniversário, casamento e outros; faço lembrancinhas, alugo toalhas de mesas e todos gostam do meu trabalho. Mas na hora de cobrar meu trabalho de decoração tenho muitas dúvidas, não sei se estou explorando meu cliente ou se estou tendo prejuízo; ainda não sei avaliar meu dia de trabalho. Gostaria de receber ajuda neste assunto. Informações para:
ResponderExcluirzulmirabernardo1@hotmail.com
Obrigado por nos prestigiar, sua resposta será enviada pelo email, fornecido.
ExcluirOlá adorei as dicas, mais tenho algumas dúvidas a respeito da festa que estou querendo organizar pro meu filho que completa um aninho. Quero cortar gastos mais realizar uma festinha legal, será realizado em casa (espaço suficiente) pra mais ou menos 100 convidados adultos e umas 30 crianças, pensei no tema fazendinha pois já tenho a mesa e os móveis rústicos minha dúvida é em relação a comida pensei em servir pamonha, milho cozido, bolo de fubá, mané pelado, cachorro quente, pão de queijo, pipoca e algodão doce a vontade fora a mesa do bolo com doces e brigadeiro de colher e as guloseimas. Esse tipo de comida fica boa pra festa infantil ou não tem nada a ver? Tenho que oferecer tbm salgadinhos? A festa será realizada em maio no domingo as 17:30. Se poder me ajudar desde já agradeço. Obrigada...
ResponderExcluirGostaria de ter seu email para uma resposta mais ampla, mas vamos lá. Primeiro vamos falar da pamonha, milho cozido, bolo de fubá,mané pelado, normalmente em cidades grandes esses itens não fazem parte de uma festa infantil (pelo menos não é tradicional), contudo 2 pontos ajudam o tema fazendinha e a proximidade das festas juninas, sem considerar que regras são para ser quebradas, há ainda um ponto negativo, a complexidade da pamonha é difícil encontrar fornecedores e são caros, mas se é vc. que vai fazer ai tudo bem, não esquecendo de avaliar bem o tempo perdido.
ExcluirAgora no geral sua festa está muito doce, ou seja poucos itens salgados, talvez vc. possa incluir um mini lanches de carne louca, e sim os salgadinhos são essenciais, pois, funcionam como petiscos, sugiro os mini salgadinhos são mais baratos e o desperdício é bem menor.
Não se esqueça do seguinte sua festa é tarde, já passaram 5 horas do almoço e ainda não é hora do jantar, por isso as pessoas terão mais fome, capriche na quantidade de lanches.
Se tiver mais alguma duvida, é só perguntar.
Uma boa festa, mas não esqueça de reservar momento para se divertir, afinal a festa é sua!
amei gostaria que me passassem um orçamento mais ou menos para 150 pessoas,o tema,as comidas e lembrancinhas para poder me orientar estou começando no ramo a pouco tempo
ResponderExcluirLegal ter entrado em contato teremos o maior prazer em ajuda-la, nos informe seu email e te mandaremos todos os dados.
ExcluirOlá boa noite! Amei as dicas, a equipe esta de parabéns pelo profissionalismo,pela humildade e por se importar com o próximo.
ResponderExcluirGostaria de uma ajuda se for possível.
Farei uma festa para meu filho da seguinte forma: sera um culto de ação e graça e aniversário com tema Cocoricó, tera início às 18:00 com brinquedos e lanches a vontade (mini pizza+ batata frita+ pipoca+ suco e algodão doce), às 19:00 começarei o culto, as 20:00 cantarei os parabéns.E é aí onde está minha duvida: o que servir para os adultos como prato principal que fosse em conta, mas fosse agradável? Queria um prato que tivesse haver com o tema que ocorre em uma fazenda e que desse pra alimentar. Já vamos fazer munguzá (conhecido como canjica amarela), manja, cachorro quente. Ah sou de Pernambuco. E a festa vai,ser num sábado.
Bom dia, gostaria de saber qual o espaço (m²) que deveria ter para colocar 28 mesas redondas de 1,20 de diâmetro com sete cadeiras (respeitando o espaço e a circulação entre cadeiras e mesas).
ResponderExcluirAtte,
Bruno dos Anjos Ambrosio
Bom dia, gostaria de saber qual o espaço (m²) que deveria ter para colocar 28 mesas redondas de 1,20 de diâmetro com sete cadeiras (respeitando o espaço e a circulação entre cadeiras e mesas).
ResponderExcluirAtte,
Bruno dos Anjos Ambrosio
Bom dia, gostaria de saber qual o espaço (m²) que deveria ter para colocar 28 mesas redondas de 1,20 de diâmetro com sete cadeiras (respeitando o espaço e a circulação entre cadeiras e mesas).
ResponderExcluirAtte,
Bruno dos Anjos Ambrosio