Como fazer uma festa de 15 anos - passo a passo

A) A Organização    
A organização deve começar com o máximo de antecedência possível, para que seja possível sem atribulações, solicitar e comparar cotações de preços dos serviços desejados.
Faça uma lista com tudo o que você e seu filho(a) gostaria que tivesse na festa, faça uma avaliação de qual é sua disponibilidade financeira, quais são as datas preferenciais e locais possíveis para realização da festa.
Se for organizar a festa pessoalmente, avalie quem poderá lhe ajudar e crie um sistema para que no dia do evento você não fique totalmente comprometida com a festa, e deixe de dar atenção aos convidados e principalmente ao seu filho(a).
Se quiser contratar um organizador avalie suas referencias, tente entrar em contato com pessoas que o contrataram e avalie fotos e informações disponíveis na internet. Nesse caso você deve apenas atuar como observadora e consultora.
Adolescentes precisam de controle, a festa deve realizar os sonhos deles, contudo o controle é fundamental, por isso, realizar esse tipo de evento em casa é muito ruim, uma vez que naturalmente  temos a tendência de seremos flexíveis  já num ambiente contratado vale as regras do local, e também pode-se combinar com os responsáveis,os limites que devem ser estabelecidos.

B) Tema da Festa
Se a opção é sair do tradicional, escolher um tema para festa é a melhor opção.
Quando a ideia é fazer com que todos os convidados participe efetivamente, uma das melhores ideias é a festa a fantasia, mas não se esqueça, deixe na portaria alguns adereços para aqueles que não tiveram tempo de providenciar sua fantasia ou foram convidados de ultima hora.(perucas brilhantes, gravatas, óculos, etc....)
Já se a ideia é dar sua personalidade, a melhor forma é tematizar com aquilo que você  mais gosta, se seu lance é futebol, então crie um cenário futebolístico, se é o teatro crie um cenário teatral e assim por diante, os temas podem estar também ligados as cores, aos sentimentos, a países, ou ainda ritmos musicais, danças tipicas, o importante é usar sua criatividade.
Depois de decidir o tema, decida se você mesmo vai fazer a decoração ou se, contratará um profissional. Não se esqueça todos os prestadores de serviços devem ser informados sobre o tema escolhido, e devem fazer o máximo para se integrar ao mesmo.
Não esqueça, se a opção é ser tradicional, esqueça o tema, contrate um buffet ou um cerimonialista, pois, existem regras bastante especificas a serem seguidas.

C) Lista de convidados e convites
Lista de Convidados: Com ela você saberá qual o tamanho da festa e quanto espaço vai precisar.
    Após ter feito a lista considere que aproximadamente 15% das pessoas deixarão de vir e que no caso dos adolescentes, é comum que tragam um amigo.
    Faça uma lista com 4 colunas:
    adultos,adolescentes e jovem, crianças acima de 3 anos e abaixo de 3 anos essa separação é muito útil para os cálculos de bebidas, alimentos, lembrancinhas, tipo de brinquedos e brincadeiras,e etc, além disso caso a festa seja em Buffet existe uma economia,pois, geralmente os buffet não cobram para crianças com menos de 3 anos. No caso a lista de adolescentes e jovens , além de ajudar nos cálculos acima ainda poderão te ajudar na organização da balada, tanto quanto ao espaço, quanto na compra de acessórios para pista de dança como chapéus, mascaras, neons e echarpes de pluma, etc..., que estão muito na moda, e criam um ambiente alegre e descontraído. .
    A escolha do modelo de convite é muito importante, deve ser bonito e trazer todos os dados da festa com pequena referencia quanto ao tema, e principalmente deve fazer com que o convidado tenha desejo de vir a festa pode ser distribuído por família ou grupos de pessoas. É indispensável nesse tipo de festa que o convite seja acompanhado por um acessório, que nada mais é que a credencial de acesso a balada, pode ser uma simples pulseirinha, como aquelas de baladas como pode ser algo mais criativo e diferenciado (camisetas, chinelos, bandanas, etc Use sua criatividade.)
    Se desejar pode confecciona-los você mesma, se não pode mandar fazer fora, contudo em qualquer dos casos crie maneiras para que o aniversariante e irmãos participem ou da criação ou escolha dos modelo, e posteriormente da entrega dos convites.
    Distribua com 10 a 15 dias de antecedência, se tiver e-mail de seus convidados ou mesmo telefones, não custa nada dar uma lembrancinha dias antes.
    É legal também criar um blog ou uma pagina no Facebook ,twitter.No endereço virtual, seus convidados poderão confirmar a presença ao evento. E você conseguirá ter uma boa noção de quantas pessoas comparecerão à sua festa. Sem contar que, no site (ou blog), você poderá colocar fotos suas, disponibilizar o mapa do local da festa e, ainda, criar um espaço para os amigos e familiares deixarem recados e mensagens pra você.( mas é necessário que isso seja discutido com a família antes da criação).

      D) Local
      O local deverá ser adequado ao numero de convidados; deverá ter um valor de locação compatível com o mercado; Segurança; Banheiros apropriados; Local para montagem de (Fraldário); Acessibilidade para deficientes; Localização de fácil acesso para ônibus e automóveis.
      Se a ideia é fazer o evento em dois turnos (1º festa de aniversário(das 20h00mim às 11h00mim), 2° baile(das 11h00mim às 2h00mim) então o melhor é fazer o evento em salão de festas com contratação de buffet em domicilio,pois, o tempo de locação geralmente é maior e você pode decorar do seu jeito sem interferência da arquitetura do local.
      Agora se a opção for fazer uma festa tradicional com decoração clássica  baile durante a festa então a melhor opção é alugar um buffet já com decoração.
      Se vc. for organizar ou mesmo que contrate um organizador , observe ou cobre que o organizador o faça, quanto a dois fatores importantíssimos:
      A segurança contra Incêndio do Local (extintores,placas, hidrantes, etc.)
      E as condições elétricas do espaço, muito eventos são minimizados, ou atrapalhados pela falta de condições técnicas no local.
      Dê preferencia para locais onde existem dois espaços, um maior para os convidados com mais idade, pais,tios, parentes em geral, outro menor onde você vai montar a balada e é bom que ele seja compacto, pois balada boa é balada cheia, de preferência com acesso dividido por porta para que seus convidados possam se sentir mais a vontade.

E) Música (Som do evento)

A menos que você tenha uma filha(o) ultra tradicionalista, a melhor opção para a musica da festa é mesmo o DJ, hoje eles são verdadeiros “show men” , além de tocar de tudo, sabem exatamente tocar o coração dessa nova galera. Mas é importante uma pesquisa rigorosa, não só para encontrar o melhor preço ou condições, mas também, para avaliar os trabalhos realizados e o profissionalismo. Infelizmente tenho visto em varias festas a situação,onde o DJ não comparece, “fura”, e ai metade da festa foi pro buraco, é sempre importante ter um plano B.
Outro fator importante, é que você ainda pode completar o trabalho do DJ com outros profissionais, como Grupos de pagode, trios elétricos, baterias de escola de samba ou até mesmo o show de alguma banda de sua preferência, ou conhecidos.
É importante também dentro do roteiro da festa discutir antecipadamente com o dj as musicas temas para cada momento, a conectividade com o telão se houver, a disponibilidade do microfone, Iluminação, maquinas de efeitos (fumaça,bolinhas de sabão, espuma...) etc...
Como já foi citado anteriormente, restrinja a pista de dança, para dar a sensação de estar sempre cheia.



28 comentários:

  1. NAO GOSTEI DISSO NAO MAIS TUDO BEM UM DIA VOCES CHEGARAM LA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostaríamos que vc. se identifica-se e disse-se do que não gostou, para que pudêssemos melhorar, pois, a ideia é ajudar as pessoas.

      Excluir
    2. fique na sua não precisamos da sua opinião

      Excluir
    3. A resposta acima não é nossa opinião, a equipe está sempre aberta para receber qualquer opinião negativa ou positiva.

      Excluir
    4. Oush eu amei e ajudou bastante ! Parabéns ..

      Excluir
    5. Muito obrigada pelas dicas!! Minha filha fará aniversário de 15 no próximo ano e vejo que estou no caminho certo. Imprimi e seguirei.
      Abç

      Excluir
    6. Concordo que site mais tosco aff !! *#@!$%&¨()%#

      Excluir
    7. Obrigado, Agradecemos sua opinião! a nossa unica intenção como esse site a ajudar as pessoas com suas festas, e como vc. pode claramente observar ,fazermos muito isso, de qualquer forma seria legal que vc. se identifica-se e contribui-se para que o site fosse melhor!

      Excluir
  2. Olá, me chamo Rafael Nunes Vieira (meu face ta como Rafael NV)então, eu achei meio (muito) incompleto essas informações, pois como se fala de 15 anos o correto seria dar mais ênfase ao assunto, colocando ideias de como fazer a festa para varias classes sociais (pois assim como muitos disponibilizam de cem mil reias para a festa de sua filha, tem famílias que só disponibilizam de mil ou dois mil reias para realizar a festa) refaça com mais ajuda para ambas as classes.
    Obs: Falo isso pois a colega da minha mãe tem um buffet profissional e ao invés de um salão ela tem um castelo para realizar as festas, e ela me dá varias dicas de organização de festas do tipo. Fica a dica tá...

    ResponderExcluir
  3. Ficamos muito felizes com sua opinião e principalmente interesse, no caso especifico das festa de quinze anos, só foram publicados 3 dos 12 itens propostos, pois, chegou a época de festa juninas e realizamos mais de 100 festas nesse período, o que não nos permitiu concluir a 12 publicações propostas, mas o faremos o mais rápido possível, como vc. pode perceber esse Blog não tem patrocínios, por tanto dependemos do nosso tempo vagos, para escrever, editar e publicar as dicas.
    Adoramos sua ideia sobre dividir as dicas por condições financeira, iremos faze-lo. No mais queremos agradece-lo pelo interesse, sugestões e informações, se sua amiga quiser contribuir com nosso blog, ficaríamos felizes e publicar suas ideias e é claro dar os devidos créditos. Um abraçaãooo de toda a equipe Disamefe. Diniz

    ResponderExcluir
  4. Olá... é o Rafael novamente... da uma olhadinha neste blog,(http://guiameus15anos.blogspot.com.br/) ele tem tudo de 15 anos, ai você poderá ter algumas idéias a partir dele!

    ResponderExcluir
  5. OI ,MEU NOME E ROSE MARY,MINHA FILHA IRÁ COMPLETAR 15 ANOS EM SETEMBRO ANTES QUE EU TOMASSE QUALQUER DECISÃO EU OLHEI VÁRIOS SITE SOBRE O ASSUNTO E MIN AJUDOU BASTANTE EM TUDO QUE EU PRECISAVA,ESTOU MUITO FELIZ,POR TODOS OS SITES QUE OLHEI,POIS SEMPRE TEM ALGO EM UM QUE O OUTRO NÃO TEM,GOSTEI OS DE VC´S TAMBEM,UM ABRAÇO E FIQUEM COM DEUS......

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Outro abraço, é exatamente essa nossa intenção, ajudar! Que sua festa seja o máximo!!!

      Excluir
  6. Olá! Meu nome é Aline e minha filha vai fazer 15 anos em Março, adorei as dicas do seu blog, tenha certeza que irão me ajudar muito. Obrigado!!!!

    ResponderExcluir
  7. Olá !Meu nome é Cristina ,minha filha fará 15 anos em novembro, estava com algumas dúvidas de como organizar a festa ,mas pude sana´- las em seu blog, parabéns e que bom q há pessoas dispostas a ajudar outras. Abraço!

    ResponderExcluir
  8. Ficamos felizes em ajudar, se precisar de mais alguma dica é só perguntar.

    ResponderExcluir
  9. minha filha vai fazer 15 anos ..achei legal as dicas me ajudara bastante..bjs

    ResponderExcluir
  10. Nem Jesus conseguiu agradar a todos!, uma pena que vc. sinta ódio,pois não ajuda nem a vc. nem a ninguém. se tiver sugestões estamos esperando, de qualquer forma agradecemos ter nos acessado! um Abraço!

    ResponderExcluir
  11. meu nome é Marcia , minha filha vai fazer 15 anos, amei as dicas , e a sua educaçao, PARABENS!!!!


    oi meu nome é Marcia ,minha filha vai fazer 15 anos amei as dicas, sua educaçao e sua postura profissonal ,PARABENS !!!
    UM ABRAÇO

    ResponderExcluir
  12. Olá, eu faço 15 anos em maio e peço que se vocês poderem me ajudar , agradeço, tem como vcs medarem dicas de coreografias com o pripríncipe . Desde ja agradeco.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha equipe está trabalhando em um texto, e colocará aqui para vc., se quiser pode deixar seu email e te mandamos direto.

      Excluir
  13. Ola meu nome é julianna e eu queria agradecer suas dicas são otimas e concertesa irão ajudar muito na minha festa de 15 anos obrigada por tudo

    ResponderExcluir

Obrigado, pelo seu comentário!