O
chá de bebê também pode ser chamado
de chá de cegonha, chá de fraldas, chá de
berço, etc..., muito embora existam pequenas diferenças
entre eles. Normalmente é realizado entre o 6 ou 7 mês de
gestação, mas o que deve ser priorizado é a condição física
da mamãe. Antigamente era organizado por uma amiga ou parente
próximo, mas hoje em dia a própria mãe e pai tem organizado.
|
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
OBJETIVO
O
Objetivo inicial do evento é ajudar o casal na finalização do
enxoval, ou acúmulo de fraudas, contudo o principal objetivo é
proporcionar um apoio emocional e uma integração dos parentes ou
amigos mais próximos, a esse momento tão importante na vida
dessa família.
Pode
ser realizado varias vezes de acordo com os grupos de amigos, no
serviço, na faculdade e com os familiares e amigos mais próximos.
Os dois primeiros podem ser simples,apenas simbólico, geralmente
no horário do almoço ou happy hour ou no intervalo das aulas, e
os comes e bebes ficam por conta dos amigos.
Já
o que reúne a família e os amigos mais próximos, os padrinhos,
etc, deve ter uma organização mais apurada, e para auxilia-los
relacionamos 10 dicas para a realização do evento.
|
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
A)
Tipo do Evento
Deve
se definir o tipo de evento que será realizado: um chá de bebê
ou um chá de fradas?
Se
o objetivo for completar o enxoval do bebê então será um chá
de bebê, já se objetivo for arrecadar fraldas, então será um
chá de fraldas. No caso do objetivo ser misto teremos um chá de
berço.
O
evento já não é exclusividade das mulheres, pois, cada vez os
homens tem se tornado mais participativos, contudo o ideal é
individualizar as brincadeiras, um grupo com mulheres outro com os
homens.
|
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
B)
Lista de convidados
Com
ela você saberá qual o tamanho da festa e quanto espaço vai
precisar.
Faça
uma lista com três divisões:
Essa
divisão é importante,pois, ela determinará quais ações devem
ser tomadas:
Convites
simples são sempre os mais eficientes e eles devem ter endereço,
data e horário. Se for um local novo anexar mapa.
Não
se esqueça de convidar as pessoas pelo menos quinze dias antes do
evento para que elas possam se organizar;
|
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
C)Local,
data e horário do evento
Local:
Três fatores são fundamentais na escolha do local:
Data
e Horário:
Normalmente,
se realiza no sábado ou domingo à tarde com duração não
superior a 3 horas com objetivo de não cansar a gestante.
Se
vários convidados trabalharem no sábado, marque para o domingo.
O horário ideal é das 15h00 as 18h00, pois, normalmente o almoço
sai mais tarde.
|
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
D)
Lembrancinhas:
As
lembrancinhas hoje são elemento indispensável nas festas
infantis,todos esperam levar algo para casa.
Sucesso
garantido entre as crianças, são as caixinhas ou sacolinhas
surpresa, preenchidas com um brinquedinho, doces, balas,
chocolates, etc..., é sucesso!
É
também fácil de encontrar e encomendar um numero infinito de
lembrancinhas de todo tipo e modelos, abaixo algumas dicas:
Dica
Legal: acrescente 12% a mais de lembrancinhas na compra, para o
caso de convidados inesperados.
|
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
E)
Comidas e bebidas
COMIDAS:
Se
for realizado a tarde, o ideal é servir salgadinhos, canapés,
sorvetes, mini lanches, algodão doce e docinhos.
Hoje
em dia uma nova tendência vem tomando forma, que é a
incorporação do almoço a este tipo de festa,e a opção mais
interessante e menos trabalhosa é o serviço à Americana com
uma mesa Central com os pratos salgados ou principais, uma mesa
para as saladas e frutas ao lado e outra com as sobremesas. Antes
do Almoço podem ser servidos petiscos e antepastos, Os pratos,
guardanapos, talheres e outros utensílios deverão estar
dispostos de tal maneira que possam ser vistos com facilidade
pelos convidado.
Sugestão
para um dia quente:
Frutas
secas, queijos, castanhas, pastinhas de azeitona, tomate seco,
berinjela como petiscos e antepastos
Massas
são excelente opção para o prato principal, acompanhada de uma
bela salada de folhas.
Frutas
e um bom sorvete
Café
Outra
opção interessante é utilizar pratos típicos de cada região
ou país de origem.
BEBIDAS: (veja tabela)
Refrigerantes,
sucos, água mineral.
Água
quente e opções de chás, café e chocolate.
Espumantes
podem dar uma certa sofisticação.
|
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
F)
Decoração
Os
melhores chás que eu já vi em termos de decoração, foram os
mais simples, feito pela mãe ou por uma empresa especializada
para evitar o trabalho e a fadiga da mãe. Hoje em dia na Internet
existem milhares de exemplos de decorações e ideias para esse
dia, por isso vou apenas me limitar a algumas dicas que acho
importante:
-Se
o nome do bebê for conhecido,use fartamente na decoração,pois,
os parentes já iram se acostumando com o novo membro, se não use
objetos que lembrem a infância.
-Um
carrinho de bebê ou um berço pode ser um excelente local para os
convidados deixarem os presentes.
-Uma
visita a uma loja de artigos para festa também é bem
interessante.
-Guardanapos
e copos coloridos, combinando com a cor que você escolher para
fazer a sua festinha, são práticos e ficam lindos.
-Balões
também são uma boa, além de darem um ar de festa infantil.
-Deve-se
deixar um caderno como parte da decoração para recados ou
desenhos dos convidados para os pais ou até mesmo para o bebê.
|
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
G)
Escolha das Brincadeiras e prendas
Sugestão
de Brincadeiras:
-
QUEM TROUXE O QUE?
Talvez
esta seja a mais tradicional de todas as brincadeira e consiste em
descobrir o que cada pessoa trouxe e se errar paga uma tarefa
previamente definida pelos convidados.
A
mamãe deverá descobrir o presente e quem o trouxe, e quando
errar, deverá cumprir uma tarefa escolhida
pelos convidados ou se a sua condição não permitir exageros
pode-se desenhar um bebê com batom na barriga da grávida e a
cada erro e acrescentado uma parte do corpo ( tipo forca)
-
QUE TAMANHO TEM A BARRIGA?
Outra
brincadeira tradicional onde cada convidado pega um pedaço de
barbante ou linha com o provável tamanho da barriga, quem acertar
ganha um brinde.
-QUEM
É, QUEM É?
Cada
convidado trás em um envelope lacrado, uma foto de quando era
criança, todas são colocadas em um painel, quem adivinhar mais
ganha um brinde.(muito divertido).
-BINGO
Faça
um bingo utilizado cartelas impressas no computador com produtos
pedidos no chá de bebê (tesoura,fraldas, cotonete etc...) ou que
tenham a ver com bebês. Modelo abaixo:
Duração:
A
soma de horas das brincadeiras não deve ultrapassar uma hora e
trinta minutos, para manter o entusiasmo e para preservar a mamãe.
Brindes(Prendas):
Os brindes devem ser baratos, o importante é a brincadeira, ex:
Anuncia-se que o premio é um carro e o premiado leva um carrinho
de plastico.
|
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
H)
Organizar a lista de presentes (fraldas) ou (enxoval)
Lista
para chá de bebê:(esta lista é fruto de uma serie de
comparações de listas existentes na Internet) para 34
convidados(famílias) se for mais famílias peça fraldas XG, se
for menos elimine os itens sem fraldas.
Se
for chá de fraldas peça somente as fraldas (25 famílias)
Obs.:
Para cada tamanho de fraldas peça marcas diferentes, pois os
bebês podem ter alergia de uma determinada marca, é
interessantes também estabelecer contato com outras mãe que vão
ter o bebê no mesmo período ou próximo para uma possível
troca.
Na
lista não há pedido de tamanho RN,pois, normalmente o uso é
pequeno, a menos que já acha uma informação que o bebê é
pequeno, então substitua pelas tamanho G,pois, demorarão mais
para serem usadas.
A
lista abaixo deve apenas servir como referencia, para a
distribuição exata, você deve calcular o numero de
convidamos(família) e depois fazer sua própria distribuição.
No
caso das fraldas o calculo aproximado é de 7 fraldas por dia,
sendo 2 noturnas. Não esqueça de colocar a quantidade minima de
cada pacote,pois, os mesmos tem quantidades diferentes.
O
medico responsável pelo pré-natal também pode ajudar bastante,
informando as perspectivas de tamanho do bebê.
1
pacote de fralda (G)Sapatinho de lã
1 pacote de fralda (M)+Tesourinha de unha 1 pacote de fralda (M)+Termômetro comum 1 pacote de fralda (M)+Toalha de banho com capuz
1
pacote de fralda (p)+ Calça com pé de malha
1 pacote de fralda (p)+ Calça sem pé de malha 1 pacote de fralda (M)+ Camisa pagão de malha 1 pacote de fralda (p)+ Cotonetes 1 pacote de fralda (p)+ Creme para prevenção de assaduras 1 pacote de fralda (M)+ Escova de cabelo para bebê 1 pacote de fralda (M)+ Fita crepe
1
pacote de fralda (M)+Óleo para bebês*
1 pacote de fralda (G)Sabonete neutro 1 pacote de fralda (G)Saboneteira 1 pacote de fralda (G)Sapatinho de linha
1
pacote de fralda (G)Manta de lã
1 pacote de fralda (M)+Meia
1
pacote de fralda (M)+Lenços umedecido
1 pacote de fralda (M)+Luvinha de malha
1
pacote de fralda (M)+Gorrinho de lã
1
pacote de fralda (M)+ Álcool (70%) *
1 pacote de fralda (p) + Algodão de bolinhas 1 pacote de fralda (p)+ Babador 1 pacote de fralda (M)+ Bonezinho ou chapeuzinho de tecido 1 pacote de fralda (p)+ Calça enxuta Fraldas de pano Fraldas de pano Lençol de berço c/ fronha (2 peças) Lençol avulso Lixeirinha Macacão banho de sol, de malha Macacão manga comprida Macacão manga curta 1 kit Mamadeira Mordedor de borracha
Sobre
as fraldas:
Dados
colhidos na embalagem das fraldas- As faixas de peso são
referenciais, baseadas em estudos antropométricos (técnica de
mensuração do corpo).- Para melhor conforto, e recomendado
escolhe o tamanho mais adequado ao corpo do bebê.
A
TABELA ABAIXO É APENAS PARA REFERENCIA COLHIDA NA INTERNET COM
AUTOR DESCONHECIDO
| |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
I)
Roteiro
Este
é um fator primordial para o sucesso do seu evento, e que é
normalmente ignorado por quem organiza, e os resultados são
conhecidos.
Então
faça um roteiro do evento levando em consideração o antes, o
durante e o depois do evento.
O
Antes : Relacione cada etapa
a ser realizada para a produção da festa.
O
Durante : Faça um roteiro
com horários para cada acontecimento. Ex: 14hs00 inicio, 15hs00
brincadeiras, 16h30 entrega das lembranças, 17h00 encerramento.
O
Depois: Não esqueça de
ligar,ou enviar mensagem agradecendo a presença.
|
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
j)
Dicas finais
-Este
dia é único na sua vida e do bebê por isso se puder contrate um
fotografo. Se não tiver dinheiro não deixe de registra-lo, mesmo
que com um celular.
-Músicas
suaves em volume agradável são Ideais para esse tipo de evento.
|
Como fazer ou Organizar um chá de bebê ou Chá de Fraldas
Assinar:
Postagens (Atom)
Gostei das suas dicas muito obrigada, abraços!!!!
ResponderExcluir