Como fazer ou Organizar um chá de bebê ou Chá de Fraldas

Dicas para organizar
chá de bebê
O chá de bebê também pode ser chamado de chá de cegonha, chá de fraldas, chá de berço, etc..., muito embora existam pequenas diferenças entre eles. Normalmente é realizado entre o 6 ou 7 mês de gestação, mas o que deve ser priorizado é a condição física da mamãe. Antigamente era organizado por uma amiga ou parente próximo, mas hoje em dia a própria mãe e pai tem organizado.
OBJETIVO
O Objetivo inicial do evento é ajudar o casal na finalização do enxoval, ou acúmulo de fraudas, contudo o principal objetivo é proporcionar um apoio emocional e uma integração dos parentes ou amigos mais próximos, a esse momento tão importante na vida dessa família.
Pode ser realizado varias vezes de acordo com os grupos de amigos, no serviço, na faculdade e com os familiares e amigos mais próximos. Os dois primeiros podem ser simples,apenas simbólico, geralmente no horário do almoço ou happy hour ou no intervalo das aulas, e os comes e bebes ficam por conta dos amigos.
Já o que reúne a família e os amigos mais próximos, os padrinhos, etc, deve ter uma organização mais apurada, e para auxilia-los relacionamos 10 dicas para a realização do evento.
A) Tipo do Evento
Deve se definir o tipo de evento que será realizado: um chá de bebê ou um chá de fradas?

Se o objetivo for completar o enxoval do bebê então será um chá de bebê, já se objetivo for arrecadar fraldas, então será um chá de fraldas. No caso do objetivo ser misto teremos um chá de berço.

O evento já não é exclusividade das mulheres, pois, cada vez os homens tem se tornado mais participativos, contudo o ideal é individualizar as brincadeiras, um grupo com mulheres outro com os homens.
B) Lista de convidados

Com ela você saberá qual o tamanho da festa e quanto espaço vai precisar.
Faça uma lista com três divisões:

MULHERES
HOMENS
CRIANÇAS

Essa divisão é importante,pois, ela determinará quais ações devem ser tomadas:
  1. Convidar uma amiga para organização das brincadeiras com as mulheres.
  2. Convidar um amigo para organização das brincadeiras com os Homens(caso o numero seja suficiente).
  3. O Ideal é que o evento não tivesse crianças,pois, assim os pais poderiam se soltar mais, porém, hoje em dia isso é quase impossível,então o ideal é providenciar monitores ou recreadores para organizar as crianças.

Convites simples são sempre os mais eficientes e eles devem ter endereço, data e horário. Se for um local novo anexar mapa.
Não se esqueça de convidar as pessoas pelo menos quinze dias antes do evento para que elas possam se organizar;
C)Local, data e horário do evento

Local: Três fatores são fundamentais na escolha do local:

  1. A comodidade da mãe:
    Procure realizar o evento em um local onde ao final não caiba a mãe arrumar a bagunça, bem como não exija um deslocamento muito grande da mesma.
    Se o evento for realizado em casa,é necessário a contratação de pessoal para a limpeza final.
  2. O numero de convidados:
    O Local deve comportar comodamente o numero de convidados previsto, e também reservar local para as brincadeiras, que na verdade são a excelência do evento.
    Segurança, estacionamento, boa localização, etc... também são fatores importantes.
  3. Período do ano:
    Dependendo do mês em que acontecerá o evento, você pode escolher algum local ao ar livre,caso contrario o local deverá ser fechado.

Data e Horário:

Normalmente, se realiza no sábado ou domingo à tarde com duração não superior a 3 horas com objetivo de não cansar a gestante.
Se vários convidados trabalharem no sábado, marque para o domingo. O horário ideal é das 15h00 as 18h00, pois, normalmente o almoço sai mais tarde.
D) Lembrancinhas:

As lembrancinhas hoje são elemento indispensável nas festas infantis,todos esperam levar algo para casa.
Sucesso garantido entre as crianças, são as caixinhas ou sacolinhas surpresa, preenchidas com um brinquedinho, doces, balas, chocolates, etc..., é sucesso!
É também fácil de encontrar e encomendar um numero infinito de lembrancinhas de todo tipo e modelos, abaixo algumas dicas:
Imã de Geladeira
Copos
Bichinhos de pelúcia
Bloquinhos
Bonés
Caixinhas porta coisas
Calendário
Camisetas
Cofrinhos
Bambolê
Fantoches
DVDs (com melhores momentos do aniversariante)
FOTOS (tiradas na hora)
Vaso com planta
Xícaras
Porta retrato
Quebra cabeça
Kit banho (toalhinha com ou sem o nome do aniversariante bordado, sabonete e xampu.
• Kit higiene (toalhinha, escova de dente e creme dental)
• Kit pintura/pintando o sete (tinta guache, pincel, lápis de cor, giz de cera, avental e desenhos para colorir)
• Kit praia (balde de praia com pazinha)
• Porta CD: (com imagem do tema da festa)
• Risque e rabisque
Dica Legal: acrescente 12% a mais de lembrancinhas na compra, para o caso de convidados inesperados.
E) Comidas e bebidas

COMIDAS:

Se for realizado a tarde, o ideal é servir salgadinhos, canapés, sorvetes, mini lanches, algodão doce e docinhos.
Hoje em dia uma nova tendência vem tomando forma, que é a incorporação do almoço a este tipo de festa,e a opção mais interessante e menos trabalhosa é o serviço à Americana com uma mesa Central com os pratos salgados ou principais, uma mesa para as saladas e frutas ao lado e outra com as sobremesas. Antes do Almoço podem ser servidos petiscos e antepastos, Os pratos, guardanapos, talheres e outros utensílios deverão estar dispostos de tal maneira que possam ser vistos com facilidade pelos convidado.

Sugestão para um dia quente:
Frutas secas, queijos, castanhas, pastinhas de azeitona, tomate seco, berinjela como petiscos e antepastos
Massas são excelente opção para o prato principal, acompanhada de uma bela salada de folhas.
Frutas e um bom sorvete

Café

Outra opção interessante é utilizar pratos típicos de cada região ou país de origem.

Refrigerantes, sucos, água mineral.
Água quente e opções de chás, café e chocolate.
Espumantes podem dar uma certa sofisticação.
F) Decoração

Os melhores chás que eu já vi em termos de decoração, foram os mais simples, feito pela mãe ou por uma empresa especializada para evitar o trabalho e a fadiga da mãe. Hoje em dia na Internet existem milhares de exemplos de decorações e ideias para esse dia, por isso vou apenas me limitar a algumas dicas que acho importante:

-Se o nome do bebê for conhecido,use fartamente na decoração,pois, os parentes já iram se acostumando com o novo membro, se não use objetos que lembrem a infância.
-Um carrinho de bebê ou um berço pode ser um excelente local para os convidados deixarem os presentes.
-Uma visita a uma loja de artigos para festa também é bem interessante.
-Guardanapos e copos coloridos, combinando com a cor que você escolher para fazer a sua festinha, são práticos e ficam lindos.
-Balões também são uma boa, além de darem um ar de festa infantil.
-Deve-se deixar um caderno como parte da decoração para recados ou desenhos dos convidados para os pais ou até mesmo para o bebê.
G) Escolha das Brincadeiras e prendas

Sugestão de Brincadeiras:

- QUEM TROUXE O QUE?
Talvez esta seja a mais tradicional de todas as brincadeira e consiste em descobrir o que cada pessoa trouxe e se errar paga uma tarefa previamente definida pelos convidados.
A mamãe deverá descobrir o presente e quem o trouxe, e quando errar, deverá cumprir uma tarefa escolhida pelos convidados ou se a sua condição não permitir exageros pode-se desenhar um bebê com batom na barriga da grávida e a cada erro e acrescentado uma parte do corpo ( tipo forca)

- QUE TAMANHO TEM A BARRIGA?
Outra brincadeira tradicional onde cada convidado pega um pedaço de barbante ou linha com o provável tamanho da barriga, quem acertar ganha um brinde.

-QUEM É, QUEM É?
Cada convidado trás em um envelope lacrado, uma foto de quando era criança, todas são colocadas em um painel, quem adivinhar mais ganha um brinde.(muito divertido).

-BINGO
Faça um bingo utilizado cartelas impressas no computador com produtos pedidos no chá de bebê (tesoura,fraldas, cotonete etc...) ou que tenham a ver com bebês. Modelo abaixo:
B
I
N
G
0
PENTE
TERMÔMETRO
HIPOGLOS
MORDEDOR
TALCO
ESCOVA
BODY
SHAMPOO
MAMADEIRA
CHOCALHO
TESOURA
SABONETE
CUEIRO
BERÇO
MANTA
COTONETE
FRALDA G
BERÇO
ANDADOR
COBERTOR
FRALDA P
CHUPETA
BABADOR
BANHEIRA
BRINQUEDOS


Duração: A soma de horas das brincadeiras não deve ultrapassar uma hora e trinta minutos, para manter o entusiasmo e para preservar a mamãe.
Brindes(Prendas): Os brindes devem ser baratos, o importante é a brincadeira, ex: Anuncia-se que o premio é um carro e o premiado leva um carrinho de plastico.
H) Organizar a lista de presentes (fraldas) ou (enxoval)
Lista para chá de bebê:(esta lista é fruto de uma serie de comparações de listas existentes na Internet) para 34 convidados(famílias) se for mais famílias peça fraldas XG, se for menos elimine os itens sem fraldas.
Se for chá de fraldas peça somente as fraldas (25 famílias)
Obs.: Para cada tamanho de fraldas peça marcas diferentes, pois os bebês podem ter alergia de uma determinada marca, é interessantes também estabelecer contato com outras mãe que vão ter o bebê no mesmo período ou próximo para uma possível troca.
Na lista não há pedido de tamanho RN,pois, normalmente o uso é pequeno, a menos que já acha uma informação que o bebê é pequeno, então substitua pelas tamanho G,pois, demorarão mais para serem usadas.
A lista abaixo deve apenas servir como referencia, para a distribuição exata, você deve calcular o numero de convidamos(família) e depois fazer sua própria distribuição.
No caso das fraldas o calculo aproximado é de 7 fraldas por dia, sendo 2 noturnas. Não esqueça de colocar a quantidade minima de cada pacote,pois, os mesmos tem quantidades diferentes.
O medico responsável pelo pré-natal também pode ajudar bastante, informando as perspectivas de tamanho do bebê.


1 pacote de fralda (G)Sapatinho de lã
1 pacote de fralda (M)+Tesourinha de unha
1 pacote de fralda (M)+Termômetro comum
1 pacote de fralda (M)+Toalha de banho com capuz
1 pacote de fralda (p)+ Calça com pé de malha
1 pacote de fralda (p)+ Calça sem pé de malha
1 pacote de fralda (M)+ Camisa pagão de malha
1 pacote de fralda (p)+ Cotonetes
1 pacote de fralda (p)+ Creme para prevenção de assaduras
1 pacote de fralda (M)+ Escova de cabelo para bebê
1 pacote de fralda (M)+ Fita crepe
1 pacote de fralda (M)+Óleo para bebês*
1 pacote de fralda (G)Sabonete neutro
1 pacote de fralda (G)Saboneteira
1 pacote de fralda (G)Sapatinho de linha 
1 pacote de fralda (G)Manta de lã
1 pacote de fralda (M)+Meia 
1 pacote de fralda (M)+Lenços umedecido
1 pacote de fralda (M)+Luvinha de malha 
1 pacote de fralda (M)+Gorrinho de lã 
1 pacote de fralda (M)+ Álcool (70%) * 
1 pacote de fralda (p) + Algodão de bolinhas 
1 pacote de fralda (p)+ Babador 
1 pacote de fralda (M)+ Bonezinho ou chapeuzinho de tecido 
1 pacote de fralda (p)+ Calça enxuta Fraldas de pano 
Fraldas de pano 
Lençol de berço c/ fronha (2 peças) 
Lençol avulso 
Lixeirinha 
Macacão banho de sol, de malha 
Macacão manga comprida 
Macacão manga curta 
1 kit Mamadeira 
Mordedor de borracha

Sobre as fraldas:
Dados colhidos na embalagem das fraldas- As faixas de peso são referenciais, baseadas em estudos antropométricos (técnica de mensuração do corpo).- Para melhor conforto, e recomendado escolhe o tamanho mais adequado ao corpo do bebê.
MARCA
TAMANHO
PESO
MÔNICA
P
ATÉ 6 Kg
PAMPERS
P
ATÉ 7 kg
MÔNICA
M
5,5 A 9,5 KG
PAMPERS
M
6 A 11 KG
MÔNICA
G
9 A 12 KG
PAMPERS
G
9 A 14 KG
MÔNICA
XG
12A 15 KG
PAMPERS
XG
12 A 16 KG
MÔNICA
XXG
MAIS DE 15 KG
PAMPERS
XXG
MAIS DE 14 KG


A TABELA ABAIXO É APENAS PARA REFERENCIA COLHIDA NA INTERNET COM AUTOR DESCONHECIDO

Menino
Menina

IDADE
ALTURA
PESO
ALTURA
PESO
FRALDAS
RECÉM
50cm
3.300 kg
48cm
3.200 Kg
P
1 Mês
55cm
4.100 kg
51cm
4.000 kg
P
2 Meses
57cm
4.900 kg
54cm
4.800 kg
P
3 Meses
61cm
5.500 kg
57cm
5.400 kg
P
4 Meses
62cm
6.100 kg
60cm
6.000 kg
M
5 Meses
63cm
6.800 kg
61cm
6.700 kg
M
6 Meses
64cm
7.500 kg
63cm
7.400 kg
M
7 Meses
67cm
8.000 kg
65cm
7.850 kg
M
8 Meses
68cm
8.500 kg
66cm
8.375 kg
M
9 Meses
69cm
8.800 kg
68cm
8.750 kg
M
10 Meses
71cm
9.200 kg
69cm
9.100 kg
G
11 Meses
73cm
9.500 kg
71cm
9.400 kg
G
12 Meses
75cm
9.900 kg
73cm
9.750 kg
G
    I) Roteiro
    Este é um fator primordial para o sucesso do seu evento, e que é normalmente ignorado por quem organiza, e os resultados são conhecidos.
Então faça um roteiro do evento levando em consideração o antes, o durante e o depois do evento.

O Antes : Relacione cada etapa a ser realizada para a produção da festa.
O Durante : Faça um roteiro com horários para cada acontecimento. Ex: 14hs00 inicio, 15hs00 brincadeiras, 16h30 entrega das lembranças, 17h00 encerramento.
O Depois: Não esqueça de ligar,ou enviar mensagem agradecendo a presença.
j) Dicas finais

-Este dia é único na sua vida e do bebê por isso se puder contrate um fotografo. Se não tiver dinheiro não deixe de registra-lo, mesmo que com um celular.
-Músicas suaves em volume agradável são Ideais para esse tipo de evento.

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