8 dicas para um Coffee Break perfeito.


Primeira dica - Numero de pessoas

Determinar o numero de pessoas e usar sempre 10% a mais (16 pessoas reais calcular tudo para 18 pessoas), e o tema que será abordado durante a reunião ou do evento como um todo.
Estes dois itens são fundamentais, pois, determinam todos os cálculos de produtos, bem como, o quanto estes produtos se adaptam ao tema, além da própria decoração e tempo do coffee.


Segunda dica - Local

O local ideal para montagem não deve ser pequeno, o que criará dificuldades para as pessoas alcançarem a mesa ou circularem, nem grande demais, para não espalhar o pessoal.  (não esqueça que um dos objetivos do coffee é o networking)
A mesa do coffee break deve necessariamente estar fora do salão de reunião para que a mise-en-place (arrumação)  possa ser feita sem prejuízos ao andamento do evento.Caso isso não seja possível, e somente neste caso, a mise-em-place poderá ser feita antes, e o adicionamento dos quentes e frios no momento em que o condutor do evento anuncie a pausa, (somente café, leite, refrigerantes ou sucos) de forma rápida e programada, nesse caso, qualquer outro elemento que deteriore com o tempo deve ser descartado (frios, omelete, produtos à base de maionese, queijos, e assim por diante).

Obs: Conforme o número de participantes, poderá ser necessário à montagem de várias mesas para agilizar o serviço, nesse caso é necessário verificar se o local escolhido comporta o serviço.




Terceira dica - Horário e Duração

Horário: É claro que cada caso é um caso, mas em termos gerais e considerando o horário comercial  das 12h00mim às 14h00mim, na maioria das vezes este eventos ocorrem das 8h00mim às 11h30mim (Manhã) e das 14h00mim às 17h30mim (Tarde),  sendo assim podemos afirmar que os horários ideais  para o coffee break seriam às 10h00mim e as 16h00mim respectivamente, pois, assim não estariam próximo das refeições ao mesmo tempo de dividiriam a reunião no meio criando um descanso mental bastante apreciado.

Dica para buffet: Oriente previamente sua equipe com relação a atrasos na programação, pois, evitará  demonstrações de impaciência, o que obviamente é imperdoável. Outro fator importante é demonstrar aos organizadores a importância no cumprimento dos horários na preservação dos alimentos.

Duração: Ao pensar na duração devemos levar em consideração três fatores, banheiro, consumação e networking, sendo assim, para uma reunião com 20 participantes,  consideramos 20 minutos é mais do que suficiente, pois possibilita a execução de todos os fatores, sem que o foco no tema da reunião se perca. Um evento para 1000 pessoas, por exemplo, seria necessário pelo menos 50 minutos.


Quarta dica - Cardápio líquido

Normalmente, os líquidos dos coffees são compostos de: Café preto, leite (nem sempre), chá quente, chocolate e 2 tipos de sucos. Sucos naturais valorizam o coffee break, mas aqueles que oxidam rapidamente, como o de uva e o de maçã, devem ser processados na hora ou servidos em embalagens pack, O de laranja é um dos mais presentes. Ele pode ser servido até duas horas depois.
Sucos exóticos também podem ser uma boa, caso o publico seja jovem ou tenham relação com o tema do encontro. Exp: água de coco, suco de açaí, kiwi, etc .
Elementos regionais como o chimarrão também podem ser encorpados com a mesma relação.
Sorvetes também são bem vindos principalmente à tarde em dias de muito calor naturalmente.
IMPORTANTE: Nunca esquecer da água, elemento indispensável.

Refrigerantes devem ser usados apenas quando a verba não permitir o uso de sucos. Neste caso, devem ser servidos apenas dois sabores e seus respectivos diet. Os mais apreciados são a Coca cola e o Guaraná Antártica.
Se possível os líquidos devem ser servidos em mesa separada dos sólidos, com os quentes de um lado e os frios de outros para melhorar o acesso.
Caso não seja possível esta separação dos sólidos, uma boa dica é colocar os sólidos no meio, entre os líquidos quentes e os líquidos frios proporcionando uma melhor distribuição das pessoas.




Quinta dica - Cardápio Sólido

A composição sólida de um coffee é muito variada dependendo de vários fatores como verba, tema, clima etc.. ,e até que ele deve ser leve, considerando que o evento terá continuidade, mas basicamente é composta de 2 tipos de pães (exp: Francês, italiano ou forma) , torradas, 2 tipos de salgados (exp: mini sanduíches, croassant, tortas salgadas), 1 tipo de doce (bolo ou torta doce) , Manteiga, Patês, geléias, petit four. A pequena variedade e proposital, pois, se houver muita variedade, as pessoas tendem a querer experimentar todas e acabam comendo demais, e prejudicando seu desempenho quando do reinicio das atividades. Este também e o motivo por que se costuma calcular uma unidade por participante de cada variedade.
Podem ser servidos, também  pães de queijo, bolos, pãezinhos variados, brioches, salgadinhos, mini-tortas, torradas com patê, pequenos sanduíches, pequenos croissants, tábua de frios, doces em pedaços, frutas, biscoitos, broas ou outros, conforme a tipologia do evento.

Caso seja necessário incluir o almoço na programação, a opção de pratos leves é recomendada pelo mesmo motivo.

Se o evento tiver vários dias ou se o coffee for servido em dois períodos o recomendável é variar os itens para não saturar.

O grande segredo que deve ser compartilhado entre o organizador do evento e o organizador do coffee é o bom senso, mais que os desejos pessoais, durante a manhã,por exemplo, o cardápio deve ser mais leve do que no período da tarde, e por quê? A reunião da manhã precede o almoço e pode atrapalhá-lo, enquanto o realizado a tarde está muito longe da janta.
Descrição escrita dos produtos é bem apreciada, pois, facilita e muito os trabalhos.
Porções individuais e Petit gourmet são sempre as melhores opções, uma vez que como não há cadeiras neste tipo de intervalo, os convidados deverão comer em pé e o cardápio escolhido deve levar isto em conta.


5 comentários:

  1. boa noite tenho que fazer um orçamento de valor e quantidades de hot dog , pasteis e hamburgue tudo mini vou levar meu carrinho de hot dog sera 50 pessoas !! pode me dar uma dica

    ResponderExcluir
  2. são ótimas as dicas! obg! adorei!

    ResponderExcluir
  3. um cofee breik para 70 pessoas eu gastaria em media quanto? com pão de queijo, bolo, biscoito,agua, suco, café , água, refrigerante, me ajudem por favor!!

    ResponderExcluir
  4. O melhor coffee break de Balneário Camboriú, Itajaí e região é na http://www.camboriucoffeebreaks.com.br. Ou ligue (47) 3367-6215 | 99616-5771

    ResponderExcluir

Obrigado, pelo seu comentário!