Primeira dica - Numero de pessoas
Determinar o numero de pessoas e usar sempre 10% a
mais (16 pessoas reais calcular tudo para 18 pessoas), e o tema que será
abordado durante a reunião ou do evento como um todo.
Estes dois itens são fundamentais, pois,
determinam todos os cálculos de produtos, bem como, o quanto estes produtos
se adaptam ao tema, além da própria decoração
e tempo do coffee.
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Segunda dica - Local
O local ideal para
montagem não deve ser pequeno, o que criará dificuldades para as pessoas
alcançarem a mesa ou circularem, nem grande demais, para não espalhar o
pessoal. (não esqueça que um dos
objetivos do coffee é o networking)
A mesa do coffee break
deve necessariamente estar fora do salão de reunião para que a mise-en-place
(arrumação) possa ser feita sem
prejuízos ao andamento do evento.Caso
isso não seja possível, e somente neste caso, a mise-em-place poderá ser feita
antes, e o adicionamento dos quentes e frios no momento em que o condutor do
evento anuncie a pausa, (somente café, leite, refrigerantes ou sucos) de forma
rápida e programada, nesse caso, qualquer outro elemento que deteriore com o
tempo deve ser descartado (frios, omelete, produtos à base de maionese,
queijos, e assim por diante).
Obs: Conforme o número de participantes, poderá ser necessário à
montagem de várias mesas para agilizar o serviço, nesse caso é necessário
verificar se o local escolhido comporta o serviço.
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Terceira dica - Horário e Duração
Horário: É claro que cada caso é um
caso, mas em termos gerais e considerando o horário comercial das 12h00mim às 14h00mim, na maioria das
vezes este eventos ocorrem das 8h00mim às 11h30mim (Manhã) e das 14h00mim às
17h30mim (Tarde), sendo assim podemos
afirmar que os horários ideais para o coffee break seriam às 10h00mim e as
16h00mim respectivamente, pois, assim não estariam próximo das refeições ao
mesmo tempo de dividiriam a reunião no meio criando um descanso mental
bastante apreciado.
Dica para buffet: Oriente previamente
sua equipe com relação a atrasos na programação, pois, evitará demonstrações de impaciência, o que
obviamente é imperdoável. Outro fator importante é demonstrar aos
organizadores a importância no cumprimento dos horários na preservação dos alimentos.
Duração: Ao pensar na duração devemos
levar em consideração três fatores, banheiro, consumação e networking, sendo
assim, para uma reunião com 20 participantes,
consideramos 20 minutos é mais do que suficiente, pois possibilita a
execução de todos os fatores, sem que o foco no tema da reunião se perca. Um
evento para 1000 pessoas, por exemplo, seria necessário pelo menos 50
minutos.
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Quarta dica - Cardápio
líquido
Normalmente, os
líquidos dos coffees são compostos de: Café preto, leite (nem sempre), chá
quente, chocolate e 2 tipos de sucos. Sucos naturais valorizam o coffee break, mas aqueles que oxidam
rapidamente, como o de uva e o de maçã, devem ser processados na hora ou
servidos em embalagens pack, O de laranja é um dos mais presentes. Ele pode
ser servido até duas horas depois.
Sucos exóticos também
podem ser uma boa, caso o publico seja jovem ou tenham relação com o tema do
encontro. Exp: água de coco, suco de açaí, kiwi, etc .
Elementos regionais
como o chimarrão também podem ser encorpados com a mesma relação.
Sorvetes também são
bem vindos principalmente à tarde em dias de muito calor naturalmente.
IMPORTANTE: Nunca esquecer da água, elemento
indispensável.
Refrigerantes devem
ser usados apenas quando a verba não permitir o uso de sucos. Neste caso, devem
ser servidos apenas dois sabores e seus respectivos diet. Os mais apreciados
são a Coca cola e o Guaraná Antártica.
Se possível os
líquidos devem ser servidos em mesa separada dos sólidos, com os quentes de
um lado e os frios de outros para melhorar o acesso.
Caso não seja possível
esta separação dos sólidos, uma boa dica é colocar os sólidos no meio, entre
os líquidos quentes e os líquidos frios proporcionando uma melhor
distribuição das pessoas.
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Quinta dica - Cardápio Sólido
A composição sólida de um coffee é muito variada dependendo de vários
fatores como verba, tema, clima etc.. ,e até que ele deve ser leve, considerando que o evento terá
continuidade, mas basicamente é composta de 2
tipos de pães (exp: Francês, italiano ou forma) , torradas, 2 tipos de
salgados (exp: mini sanduíches, croassant, tortas salgadas), 1 tipo de doce
(bolo ou torta doce) , Manteiga, Patês, geléias, petit four. A pequena
variedade e proposital, pois, se houver muita variedade, as pessoas tendem
a querer experimentar todas e acabam comendo demais, e prejudicando seu
desempenho quando do reinicio das atividades. Este também e o motivo por que
se costuma calcular uma unidade por participante de cada variedade.
Podem ser
servidos, também pães de queijo,
bolos, pãezinhos variados, brioches, salgadinhos, mini-tortas, torradas com
patê, pequenos sanduíches, pequenos croissants, tábua de frios, doces em
pedaços, frutas, biscoitos, broas ou outros, conforme a tipologia do evento.
Caso seja necessário incluir o almoço na programação, a opção de
pratos leves é recomendada pelo mesmo motivo.
Se o evento tiver
vários dias ou se o coffee for servido em dois períodos o recomendável é
variar os itens para não saturar.
O grande segredo que
deve ser compartilhado entre o organizador do evento e o organizador do
coffee é o bom senso, mais que os desejos pessoais, durante a manhã,por exemplo, o cardápio
deve ser mais leve do que no período da tarde, e por quê? A reunião da manhã
precede o almoço e pode atrapalhá-lo, enquanto o realizado a tarde está muito
longe da janta.
Descrição escrita dos produtos é bem
apreciada, pois, facilita e muito os trabalhos.
Porções individuais
e Petit gourmet são sempre as melhores opções, uma vez que como não há
cadeiras neste tipo de intervalo, os convidados deverão comer em pé e o
cardápio escolhido deve levar isto em conta.
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boa noite tenho que fazer um orçamento de valor e quantidades de hot dog , pasteis e hamburgue tudo mini vou levar meu carrinho de hot dog sera 50 pessoas !! pode me dar uma dica
ResponderExcluirsão ótimas as dicas! obg! adorei!
ResponderExcluirObrigado! É isso que nos incentiva, poder ajudar.
Excluirum cofee breik para 70 pessoas eu gastaria em media quanto? com pão de queijo, bolo, biscoito,agua, suco, café , água, refrigerante, me ajudem por favor!!
ResponderExcluirO melhor coffee break de Balneário Camboriú, Itajaí e região é na http://www.camboriucoffeebreaks.com.br. Ou ligue (47) 3367-6215 | 99616-5771
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