terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Dicas para “Ceia de Natal”

    Dicas para “Ceia de Natal”
  1. Defina a lista de convidados dividindo-a em famílias. Ex: família do meu irmão, da minha irmã, da prima A, da minha melhor amiga, etc...
    Está definição é importante, pois os pratos e bebidas que serão servidos devem levar em consideração as características conhecidas dos convidados (vegetarianos, diabéticos etc.).
    A divisão em famílias é importante,pois ajudará na definição das mesas, das lembranças, do álbum de fotografias, do convite, etc...
    Ao entregar os convites peça presteza na confirmação, uma vez que a definição de presença determinará as quantidades que serão necessárias.(alimentos, bebidas, mesas, cadeiras, lembranças, bandejas individuais, etc...
  1. Uma vez definidos os convidados é a vez de definir o que servir, no item 7 destas dicas, relacionamos algumas sugestões, contudo algumas itens não podem faltar; como pernil, peru e
    champagne.
    Uma boa dica é fazer as compras com antecedência uma vez que alguns itens como castanhas, nozes e frutas secas podem ser mantidos na geladeira, e outros como pernil e peru no freezer, e ainda existem aqueles que podem ser mantidos ao natural, como refrigerante,cerveja, aguá e sucos. Essa atitude trará grande economia e também evitará as intermináveis filas de ultima hora nos supermercados.
    Outra dica econômica é super utilizar as frutas e folhas da época,pois, são mais baratas e também de melhor qualidade.
    Por ultimo na questão o que servir, é importante manter a tradição familiar com pratos típicos das regiões de origem da família master.
  1. Um item que muitas vezes defini o sucesso ou o insucesso de uma festa ou evento, é a organização, por tanto é importantíssimo fazer uma lista com todos os itens, de preferencia cronológica, que iram fazer parte a festa:
    Lista de talheres,pratos,toalhas, etc.
    Lista de pratos com os tempos de preparo.
    Lista de bebidas
    Lista de sobremesas
    Lista de decorações
    Lista de contatos (telefone dos fornecedores de serviço,caso haja)
    Lista de presentes e lembranças
    Lista de Musicas a serem executadas durante a festa.
    Além é logico da Lista de Convidados confirmados.
  1. Agora é hora de pensar na decoração que deve ser composta essencialmente com motivos natalinos, se possível mesas e cortinas deverão seguir esta mesma linha. Neste momento também é muito legal lembrar da terra de origem da família com decorações tipicas natalinas.
  1. Como servir? Uma boa dica é servir a Americana com uma mesa Central com os pratos salgados ou principais, uma mesa para as saladas e frutas ao lado e outra com as sobremesas. As bebidas se possível deverão ser servidas por garçons, se não, deverão estar também em uma mesa a parte. Os pratos, guardanapos, talheres e outros utensílios deverão estar dispostos de tal maneira que possam ser vistos com facilidade pelos convidado.
    Esta é uma opção excelente para quem terá mais de 10 convidados e deixará o ambiente mais descontraído.
    No caso de 10 ou menos pessoas o ideal é a forma tradicional, ou seja, todos sentados ao redor da mesa. O serviço será servido conforme abaixo:
    Primeiro o prato principal com as folhas depois as sobremesas e frutas secas e naturais.
    As bebidas já deverão estar na mesa, dispostas de tal maneira que todos tenham acesso.
  1. Quantidades:
Pratos Quentes : Media incluindo crianças - 500 gramas por pessoa.
Bebidas :
Media incluindo crianças – refrigerantes,sucos e água 500ml por pessoa
Media – Cerveja, vinho e champagne – 550ml por pessoa adulta na proporção de 50% de cerveja, 30% vinho e 20% de champagne.
Está é uma media geral, por serem parentes ou conhecidos próximos é possível verificar quantos bebem bebida alcoólica, quantos não, quais suas preferencias, e ter um numero mais preciso.
  1. Dicas de Pratos Quentes, Doces , salgados:

Bolo de Natal
Bronha de Natal
Bolinho de Bacalhau
Galinha recheada
Peru de Natal com castanhas
Rabanada
Chester com farofa
Bacalhoada
Bolachas doces
Peru Assado
Pudim
Canja de natal
Manjar
Tortas
Panetone
Pernil Assado

Qualquer uma dessas receitas pode ser achada com facilidade na internet. Se você tiver uma sugestão, faça- a através dos comentários e ela será adicionada a este item.
  1. Horário : Tradicionalmente a Ceia de Natal é realizada a meia-noite, contudo devemos considerar o conforto dos convidados,pois, teremos crianças, pessoas de idade e até mesmo pessoas que irão trabalhar no dia seguinte. Sendo assim nada impede que o horário seja antecipado.
  1. Espaço criança : Se for possível providencie um local especifico para as crianças, com monitores ou aparelhos eletrônicos, brinquedos, material para desenho, etc..., evitando assim aquela correria das crianças e trazendo um pouco mais de tranquilidade para os convidados.
  1. Lembranças : É sempre interessante oferecer uma lembrança no final do evento, para lembrar no futuro da reunião.
    Não esqueça de reservar uma lembrança para cada família como forma de agradecimento pela presença.
Momento de reflexão: Não podemos esquecer do real motivo desta festa, por tanto é necessário aguardar um momento para uma reflexão, tal vez uma oração ou uma reza ou até mesmo um pensamento, de acordo com os valores de cada família.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado, pelo seu comentário!

Postar um comentário